Quem Somos?

O Externato Camões situa-se em Rio Tinto, a 9 Km do centro do Porto, bem perto da estação de comboios de Rio Tinto. É uma escola de fácil acesso que recebe alunos do Porto e das zonas periféricas do Porto.

Oferta Educativa: Berçário, Creche, Pré-escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário.

O objetivo primordial do Externato Camões é proporcionar aos seus alunos as melhores condições de aprendizagem para uma formação global e crescimento harmonioso, numa escola essencialmente direcionada para o prosseguimento de estudos. Respeitando sempre a sua história, o Projeto Educativo do Externato Camões aposta no futuro, perspetivando a melhoria do serviço que presta à comunidade, numa procura incessante da inovação em pedagogia, aceitando e propondo novos desafios junto da comunidade educativa.

Os alunos aprendem num ambiente acolhedor, seguro e familiar, estimulante em termos de desenvolvimento, realizando todo o percurso de escolaridade obrigatória com a certeza de que, independentemente do grau de ensino que frequentam, estão na companhia de professores e técnicos dedicados, competentes e capazes de potenciar em cada aluno as suas capacidades intelectuais e humanas. O Projeto Educativo do Externato Camões promove um Futuro Académico de Sucesso e educa para o exercício da cidadania plena através de muitos outros projetos internos que ocorrem ao longo do ano letivo e dão vida à escola como as exposições, projetos em articulação vertical e horizontal, visitas de estudo, festas escolares e momentos de intercâmbio com as famílias e a comunidade envolvente. O Externato Camões é uma escola onde aprender faz sentido.

O Externato Camões implementa e aplica um conjunto de estratégias que vão desde o reforço da carga letiva nas áreas estruturantes, para todos os anos de escolaridade, aulas em desdobramento para algumas disciplinas, aulas de apoio e reforço de competências para alunos com ritmos diferenciados de trabalho ou aprendizagem e ainda aulas de preparação para exames.

Um projeto diversificado e dinâmico, o colégio desenvolveu parcerias com instituições de reconhecida qualidade em áreas que funcionam extracurricularmente, tais como o Xadrez, o Ballet, Cursos de Inglês, Karaté e Guitarra Clássica, promovendo o autoconhecimento do aluno e despertando a sua sensibilidade artística.

A melhoria das práticas pedagógicas, a certificação da qualidade do serviço que presta à comunidade educativa são as constantes preocupações das escolas do Grupo Ribadouro. Desde setembro de 2014 que o Externato Camões participa num projeto de investigação, em parceria com a Universidade Católica, no âmbito da autoavaliação da prática pedagógica, criando instrumentos de análise e reflexão sobre a mesma, visando a eficácia e melhoria permanente.

A prioridade do Externato Camões é dar importância ao futuro e continuar a merecer a confiança da sua comunidade educativa.