Campanha de Solidariedade Animal e Dia do Animal

No âmbito de Cidadania e Desenvolvimento, ativamos uma ação solidária e informativa dedicada ao Dia do Animal. Convidamos todos os alunos a participarem na recolha de alimentos para apoiar "O Cantinho do Tareco”, instituição dedicada à proteção animal, e organizamos uma palestra, a realizar no dia 4 de outubro, no auditório do Externato Camões sobre os seguintes temas:

- Novo estatuto jurídico dos animais

- Abandono e adoção

- Responsabilidade dos municípios

- Responsabilidade civil

Esta palestra contará com a participação de duas convidadas especiais: Bebiana Cunha (defensora da causa animal) e Maria Teresa Costa (presidente da associação de proteção animal "O Cantinho do Tareco”).

Com esta iniciativa pretendemos sensibilizar a comunidade educativa para os direitos dos animais, para a importância e valorização da adoção e acolhimento de animais colocados ao abandono.

Contamos ainda com a participação dos alunos e alunas da turma 10ºA3, na organização e gestão do evento que se voluntariaram para auxiliar na dinamização do evento, assumindo funções na organização e gestão dos donativos recolhidos na campanha de solidariedade animal, preparação do auditório para a palestra, encaminhamento e acompanhamento dos alunos participantes, acolhimento das palestrantes fazendo uma pequena visita guiada pelo colégio, sempre sob orientação das professoras responsáveis por esta ação.

... Considerar o Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, seguindo os seus princípios de base humanista, de inclusão e de adaptabilidade e ousadia; desenvolver as áreas de competências relacionadas com o desenvolvimento pessoal e a autonomia, o relacionamento interpessoal, o bem-estar, a saúde e o ambiente; trabalhar valores que se prendem com a responsabilidade e a integridade, bem como a cidadania e a participação; integrar os domínios propostos pela Estratégia nacional de educação para a cidadania, tais como bem-estar animal e voluntariado... são os princípios orientadores desta ação que sabemos rica em aprendizagens.