COVID-19 - Informação aos Senhores Encarregados de Educação - 12 de março (atualização)

Prezada Comunidade Educativa

O Conselho de Ministros só voltará a reunir às 20:00, de hoje, pelo que se prevê tardio o comunicado que irão fazer à população portuguesa. Assim, na expectativa de clarificarmos procedimentos para os próximos dias, vimos informar o seguinte:

- caso a decisão seja de encerramento das escolas, congratulamo-nos genuinamente com a mesma e iniciaremos os nossos procedimentos de ensino a distância. Apelamos à leitura do texto fabuloso do Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Professor Altamiro da Costa Pereira (carta aberta ao conselho nacional de saúde pública: um contributo pessoal acerca da epidemia de Covid-19, em Portugal) https://www.medicina.ulisboa.pt/sites/default/files/2020-03/CartaAberta_COVID19_11.03.2020.pdf.pdf. Bem haja Senhor Professor!

- caso a decisão seja de não autorizarem o encerramento das escolas, prevendo-se uma avaliação caso a caso, como tem sido veiculado pelas autoridades competentes, iremos respeitar tal decisão, comprometendo-nos a seguir escrupulosamente o determinado,

- na situação de  considerarem que o Externato Camões não deve encerrar, propomos o seguinte aos nossos Alunos e sua Famílias:

·         amanhã, dia 13 de março, mantemos a suspensão das atividades, nos moldes de hoje. Os alunos que não comparecerem na escola comprometem-se ao isolamento voluntário. Os alunos que pretendem ou precisam de estar na escola, serão acompanhados em horário letivo ou no período que expressarem necessitar dos nossos serviços, através dos professores que trabalharão com os alunos hábitos de vida saudável e reforçarão os cuidados e as medidas preventivas a ter em conta para evitar a disseminação do novo coronavírus.

·         dia 16 de março, as atividades letivas retomam o seu curso formal, cumprindo-se o horário letivo. Relembramos que as faltas dadas no âmbito do Plano de Contingência são relevadas, como é o caso dos alunos cujos encarregados de educação invocarem receio de contágio da COVID-19.  Dado o reforço da carga letiva adotado pelo Externato Camões, as atividades letivas vão incidir sobre a consolidação de conhecimentos, mas não haverá introdução de matérias novas. Não haverá testes de avaliação. Para os alunos que optarem por ficar em casa,  os professores, diariamente, inserem,  na plataforma, orientações sobre o trabalho pedagógico que vai sendo desenvolvido. Esta orientação manter-se-á até ao final do 2º período, excetuando-se qualquer mudança/alteração que possa vir a ocorrer durante esse período de tempo.

·         na sequência do ponto anterior a opção dos pais pela não presença dos filhos no estabelecimento de ensino deve ser um ato de responsabilidade, pelo que deve ficar claro que não se trata de férias, mas de isolamento social.

- O Externato Camões compromete-se, como é apanágio do seu projeto educativo a colocar o Aluno no centro das suas preocupações;

- o Plano de Contingência permanece em vigor, apenas sujeito a novas instruções que forem dadas pelas autoridades de saúde;

- a direção da escola continuará a fazer um acompanhamento diário do evoluir da situação e continuará em permanente contacto com as autoridades de saúde;

- a direção da escola compromete-se a manter uma comunicação regular e cuidadosa com todos os membros da comunidade educativa, para evitar rumores e desinformação.

Com os melhores cumprimentos.

Inteiramente ao dispor para esclarecimentos adicionais.

A Direção Pedagógica

Maria Manuela Silva