Haunted Sessions

"Uma nação obcecada por histórias de fantasmas” – assim começa um dos muitos documentários britânicos sobre fenómenos sobrenaturais. De facto, parece não haver no Reino Unido quatro paredes, erguidas ou em ruínas, que não alberguem um espírito; parece não haver um ranger de um degrau ou um bater noturno numa janela cuja causa não seja espectral; parece não haver um pedaço de terra que não tenha na sua história os sussurros do sepulcro. A crença em fantasmas – e não precisamos de realmente acreditar neles para que a sua ideia nos cause um arrepio na espinha – atravessa séculos e séculos de tradição oral e literária.

São inúmeros os exemplos: desde a aparição de Ana Bolena carregando a sua cabeça debaixo do braço na Torre de Londres até  ao fantasma do pai de Hamlet; desde os corredores assombrados do Castelo de Glamis até aos fantasmas dos Natais de Charles Dickens; desde o galopar aterrador da Wild Hunt até aos contos assustadores de M.R. James, que gelavam o sangue dos seus alunos em Cambridge e que a BBC trouxe para o pequeno ecrã durante tantas vésperas de Natal na saudosa série A Ghost Story for Christmas – conta-se que a véspera de Natal é a única noite segura do ano para contar estas histórias, pois os espíritos malignos nunca marcam a sua presença no dia em que Cristo nasceu.

O Natal ainda está longe, mas à nossa porta está já o Halloween, altura do ano em que o sobrenatural é carinhosa e divertidamente abraçado. O Departamento de Línguas Estrangeiras do Externato Camões convida, por isso, todos os seus alunos a participar nesta tradição milenar através da exibição de uma seleção criteriosa de filmes de "terror”, que nos últimos anos vieram aumentar este leque sempre crescente de manifestações culturais. Para as faixas etárias mais avançadas, estes filmes poderão ser legendados, mas em inglês, para que os alunos desenvolvam a sua proficiência na língua inglesa, objetivo principal deste projeto. Tal como muitos fizeram antes de nós, sentemo-nos no escuro, com um medo confortável e seguro como companheiro, para nos deixarmos encantar por histórias de pesadelo...